Em fim, depois de uma longa espera e diversos atrasos, chega as mãos dos financiadores da edição de aniversário de 20 anos do consagrado Lobisomem o Apocalipse, a versão beta do pdf, que praticamente define o layout e conteúdo do que estará chegando oficialmente de forma impressa daqui a alguns meses. Para ser sincero, ainda não tive tempo o suficiente para me aprofundar nos detalhes do livro, que contém até então, quinhentas e cinquenta e cinco páginas, mas a primeira vista o que realmente salta aos olhos, são as ilustrações totalmente novas, misturadas as mais clássicas, intercalando a sensação de novidade ao mesmo tempo em que da ao livro aquele ar nostálgico, que remete muito a segunda edição (ou apenas para encher linguiça, dependendo do critico ou do ponto de vista). O mesmo acontece como os textos, que olhando superficialmente, tem sim muitos acréscimos, mas conta ainda com muito material das antigas recauchutado, um bom exemplo é a parte de combate, que até mesmo a cena clássica entre Albretch e Mari é reproduzida.
O livro é dividido em três partes; Wyld, Weaver e Wyrm, que se subdividem em dez capítulos, sendo que de cara, relembrando os velhos tempos, nos deparamos no prólogo com uma historia quadrinizada totalmente colorida de 24 páginas, onde o lupino Blackpaw é levado as pressas pelo espirito da misteriosa "Águia Dourada" até a Seita do Verde no Central Park, aonde ele busca ajuda contra o eminente ataque de Espirais Negros ao seu caern de origem. Blackpaw, Mari Cabra e Kleon a partir de então se unem sob a orientação de Mãe Larissa e correm contra o tempo para impedir que os lacaios da Wyrm concretizem seu verdadeiro plano; o de libertar um mal ancestral de poder imensurável a muito tempo guardado. Destaque para Kleon um membro dos "updateados" Andarilhos do Asfalto, com seus novos dons e apetrechos que deixam a promessa de que os filhos da barata vieram com tudo nessa versão.
Como já disse, preciso de um pouco mais de tempo para analisar o material por completo, mas como esse é apenas um post review de primeiras impressões, o primeiro de muitos espero, vou fazer apenas uma passagem de forma superficial no conjunto da obra para dar uma ideia do que esperar do conteúdo do novo livro. e guardar para uma futura postagem minhas impressões mais analíticas de cada capítulo.
A Wyld, dedica-se a descrever a configuração geral do cenário, bem como os fundamentos da Nação Garou e sua luta, ele também elabora sobre as raças, auspícios e tribos. É onde todo conhecimento básico do jogo foi compactado e resumido. Nele aparece uma descrição do panorama das tribos pelo mundo, descreve os inimigos potenciais dos Garous, como Fomoris, Banes, Pentex, e Espirais, chegando até mesmo a descrever um caern corrompido da Wyrm, ou seja, tudo que um iniciante precisaria saber para iniciar de cara uma partida. Na parte dois, Weaver, se concentra toda a parte mecânica do jogo. Regras, detalhes da criação de personagens, subsistemas mais detalhados para lidar com elementos mais complicados de jogo. A excessão do capítulo sete, que explora a Umbra. Vale ressaltar que o que mais me agradou nessa parte do livro além das tabelas de jogo mais organizadas, foram as nove páginas de descrição de fetiches dentro do capitulo cinco que vão fazer a festa da galera nas mesas de jogo. A troca de alguns dons também foi notória e valorizou algumas tribos e chegou a dar quase que um ar totalmente novo em outras. Posso dizer de antemão que gostei muito da atualização dos Andarilhos do Asfalto no tocante aos dons, e que achei a repaginada dos Fianna muito aquém do esperado. Os Crias como sempre, e é o que a grande massa quer saber, continua aquela apelação desmedida e sem controle, nunca equilibrada da forma certa, Eles vem com muitos dons com jogadas simples, extremamente úteis desde os níveis menores, muitas vezes não resistidos e sem o custo de nada, seja de fúria, FV ou Gnose. Por fim na terceira e última parte, Wyrm, eles listam uma coleção de conselhos e técnicas para Narradores, úteis na preparação e execução de crônicas no mundo do Lobisomem, como em todo livro básico até então, só que nos capítulos nove e dez, eles descrevem muito bem todas as tribos perdidas, espíritos, todas as outras raças metamórficas e praticamente todos os possíveis inimigos do cenário, desde monstros menores até as megacorporações. O livro fecha com uma lista de vantagens e defeitos, assim como de naturezas e conceitos de personagens, fazendo desses últimos capítulos, um completíssimo guia do jogador agregado a um grande livro básico. Para mim, o melhor do livro mora aqui nesses capítulos finais. Desde a arte ilustrando muito do que até então nunca tinha sido visto, passando pelos detalhes mais esperados que ainda não tinham sido revelados, como os dons dos Buniyp, Croatan e Uivadores Brancos, e terminando num bom bestiário totalmente útil para um mestre de campanhas com estatísticas e imagens para facilitar a descrição numa acalorada mesa de jogo.
Minha analise superficial é boa, embora ache que houve bastante encheção de linguiça e reciclagem em exagero de muito material antigo, os acréscimos inseridos nessa edição contribuíram e muito na coesão do livro como um todo, a organização dele dá um melhor entendimento do cenário, e os elementos ilustrativos e materiais complementares deixa o material bem sólido e de muito mais fácil compreensão e riqueza, colocando num livro só, tudo que é preciso para se mestrar uma boa partida de Lobisomem o Apocalipse.
Agora sem mais delongas, a parte que todos vocês estavam esperando, algumas imagens para impedir que alguns dos mais fanáticos enlouqueçam de curiosidade, até o próximo post:
7 Comentários
Te invejo horrores xD, quero esse livro sooo badly hehehe
ResponderExcluirRs! Estamos na contagem regressiva aqui pela chegada da cópia fisica do livro, mais até la, ainda tem muitos outros reviews do pacotao do Kickstarter por vir, como o do inédito livro de tribo dos Uivadores Brancos, esse tbm promete e só esperar
ResponderExcluirFico no DrivethruRPG com um tijolo no f5 esperando pra comprar o PDF mas a bagaça não vem auhuahuah, apesar dos dons não estarem as 1000 maravilhas para todas as tribos eu quero mais esse livro como referência para novas narrativas, sugestões de mecânica, pelos uivadores e pela arte claro hehehe.
ResponderExcluirPeguei um compendium com mais de 600 páginas de dons de todos os fera (orientais, ocidentais, corrompidos, etc) que uma galera fazia e usava campanhas customizadas, hoje a galera desbandou infelizmente, mas sempre que encontro um typo ou alguma coisa que acho que ficou muito roubada eu tento dar uma equilibrada, no geral deixaram os dons bem mais fortes, achei legal e to usando na minha campanha, dá um tom mais sério, e esse livro pode me proporcionar mais ideias de rituais, dons e fetiches também.
Adorei esse blog, bem construído, com artes que tento achar até hoje xD, me sinto como se tivesse no meu caern mesmo ehhehe, o que eu puder ajudar só mandar e-mail que farei o que puder.
Eh uma versão nova para o Apocalipse? Feita por fãs ou pela WW?
ResponderExcluirÉ uma edição comemorativa oficial feita pela Onix Path, empresa que agora detêm os direitos de publicação
ResponderExcluirCadê a NG pra traduzir essa maravilha?
ResponderExcluirIa ser lindo uma tradução feita por eles não é mesmo? outro livro que sempre quis ver traduzido por eles é o Time of Judgment...
ResponderExcluir