Nas últimas horas uma postagem acusando a White Wolf de estar fazendo propaganda de extrema-direita em seu material polarizou opiniões entre os fans que tiveram acesso a prévia do V5.

Na página oficial a empresa se manifestou sobre o assunto e o autor do jogo, Mark Rein-Hagen, também fez questão de emitir sua nota de repudio a essa acusação em seu perfil pessoal.

Como conhecemos a índole do Mark, um cara engajado, sensato, sempre acessível e coerente principalmente nesse tipo de assunto, fizemos questão de traduzir seu recado para que fique bem claro para quem não o conhece, nem tem acesso a língua inglesa, a verdade sobre seu caráter, posicionamento e opinião sobre o fato:


Mark Rein-Hagen

Estou curioso para saber se é possível criar qualquer tipo de RPG "arrojado ou mais desafiador" que NÃO ofenda seriamente um único subgrupo, mas que ainda apele para uma maioria despida de política/segmentos/minorias/política/CLÃS dentro do mundo do RPG?

Pergunta séria.

Eu estou começando a me perguntar.

É IRRITANTE, em qualquer sentido da palavra, isso é possível em um mundo culturalmente dividido?

A razão pela qual faço essa pergunta, caso você ainda não tenha ouvido falar, é sobre isso:


São algumas acusações bastante infames a White Wolf, ao V5 e a mim ....

E por isso escrevi em resposta a alguns desses comentários:

"Para aqueles que me acusam de trapaceiro, extremista de direita e, até mesmo racista, digo que não estão apenas desinformados como são um bando de preguiçosos vociferadores.

Passei, nada menos, que os últimos vinte anos de minha vida lutando em prol de causas raciais e anti-autoritárias, ao redor do mundo, numa ampla gama de formas. Como resultado enfrentei represálias e ataques por conta disso.

Tenho orgulho de ser liberal, anti-facista e pacifista de longa data que sempre apoiou e pregou os métodos de não violência do Instituto Albert Einstein, escritos por Gene Sharp, por onde quer que vá ou esteja.

Qualquer um que me chame de algo diferente do que eu realmente sou tem uma agenda sombria e talvez até mal intencionada de algum tipo e está tentando destruir a mim e minha reputação por propósitos pessoais.

Eu só posso citar Churchill sobre isso (Bem, isto não é Churchill mas está, definitivamente, morto e enterrado.):

"Os fascistas do futuro se chamarão de antifascistas"

Eu não odeio ninguém, nem mesmo os autoritários mais arrogantes entre nós (mas acho que odeio o autoritarismo). Acabei de lutar uma boa luta contra os fascistas, aqueles que estão realmente fazendo mal a um grande número de pessoas e à sociedade como um todo.

De qualquer maneira acredito que esses ataques baixos e moralmente falhos de atacar supostos nazistas, ao invés de serem efetivos, colocam os Estados Unidos mais perto de um novo conflito civil, graças a esse tipo de atitude grotesca. Violência só gera desculpa para mais violência. Nós não vamos dar-lhes essa oportunidade.

Se ninguém percebeu ainda, o mundo está indo pro buraco neste exato momento, a extrema direita e o autoritarismo estão em ascensão em todos os lugares. Precisamos gastar nosso tempo combatendo nossos verdadeiros antagonistas ao invés de tentar garantir leis de pureza política e fazer inimigos entre aliados. "

Então mais tarde eu adicionei:

"Como eu digo a todos, o protesto não violento é a coisa mais difícil que você vai fazer na sua vida. Não é como nos filmes, você não se sente heroico ou nobre. Nós humanos somos cheios de raiva e fúria auto justificada, especialmente quando atacados e isso torna muito mais difícil de se fazer a coisa certa e ganharmos como um movimento, ao invés da coisa errada que SENTIMOS QUE É CERTO como um indivíduo.

Mas essa é a única maneira de vencer a longo prazo os fascistas ".

Então, o que você acha, é verdadeiramente impossível ...

NÃO APENAS

Mas entendam, é impossível tentar NÃO ofender a todos sem ser atacado por alguém? 

Nós realmente decaímos tanto nossa sanidade cultural?

Por favor, digam que não.

:::ATUALIZADO:::

O que é importante saber é que não odeio ninguém, e CERTAMENTE não quero que ninguém odeie alguém em meu nome. Eu passei a maior parte da minha vida pessoal tentando viver de uma filosofia não-violenta onde eu provoco pessoas, mas eu tento NUNCA machucá-las.

Eu realmente acredito que essas pessoas que espalham mentiras de ódio sobre os outros são pessoas extremamente perturbadas, que devem ser claramente instruídas a maneira correta, apropriada e polida de como se comportar na vida, tando social como virtual, mas também devem receber misericórdia e simpatia.

E bem, sim, também pena.